Sob a influência do Prof. Vitor Santos a banda iniciou em 1994 um período de reformas ao nível do ensino da música, da organização e do reportório, beneficiando da sua competência como professor do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, e Sub-chefe da Banda da Armada.
Muitos dos seus alunos encontram-se atualmente entre os melhores executantes e maestros nacionais.
Como sua aluna, a Prof. Juliana Gaspar cresceu como executante, vindo a licenciar-se em Música e exerce atualmente o cargo de diretora pedagógica da e=mc2, "Escola de Música de Chãs", e simultaneamente Maestrina da sua classe de conjunto.
Em 2013 o agrupamento da e=mc2 iniciou a sua atividade no exterior da escola sob a direção da Prof. Juliana Gaspar, com o apoio do Prof. Vitor Santos e do maestro da banda, Rolando Ferreira.
Este é o 2º agrupamento que reflete o sucesso do ensino ministrado na e=mc2 no seguimento do sexteto de metais e percussão ChasInBrass, estando outros agrupamentos em formação.
Ao nível das instalações, a Filarmónica de Chãs possui um auditório com 400 lugares, estando a ampliar o edifício escolar (Dança e Música) com mais 8 salas de aulas para os seus mais de 200 alunos.