Aguarde...

Benvindos Siga-nos

Resenha Histórica

Foi criada a 12 de Janeiro de 1714 por D. Álvaro de Abranches e Noronha, Bispo de Leiria, desmembrando-se da Freguesia de Santiago da Arrabalde. No entanto, a primeira referencia a Regueira de Pontes, data de 1376 numa carta Régia de D. Fernando, atribuindo privilégios aos lavradores de Regueira de Pontes.

No ano de 1713 foi desanexada da freguesia de São Tiago do Arrabalde. Tem como Padroeiro São Sebastião.

Nesta freguesia situava-se "no caminho de Leiria para Regueira de Pontes, abaixo da Gandra", a Quinta da Ponte da Pedra, pertencente ao insigne Brigadeiro-Engenheiro Reinaldo Oudinot (1744-1807), que entre 1773 e 1787 assumiu a direcção dos trabalhos hidráulicos da bacia do Rio Lis (rio que delimita a fronteira ocidental desta freguesia de Regueira de Pontes). Acção relevante que desenvolveu simultâneamente com vários estudos agrícolas relacionados com o Pinhal de Leiria.

Registos paroquiais indicam que antes das invasões francesas, em Outubro de 1810, a população desta freguesia era de 1 031, sendo 443 depois da retirada das tropas, em Junho de 1811.

Em 1732 a freguesia de Regueira de Pontes teria 1 713 habitantes2, em 1981 tinha 1 943 e em 2001 contaram-se 2 263 habitantes3.

13 Pontes

Em 2006 Regueira de Pontes, juntamente com as outras 12 freguesias do país com nome “Ponte”, uniram-se em Ponte do Rol para o seu primeiro encontro de freguesias. A ideia de associar estas freguesias partiu da Freguesia de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras, Distrito de Lisboa, e foi imediatamente acarinhada pelas restantes. Foi realizado um segundo encontro em Pontével, Cartaxo, Distrito de Lisboa, sendo o seguinte marcado para a Freguesia de Ponte da Barca. A ideia é dar a conhecer a cultura, património, gastronomia e destas freguesias. Muitas são as representantes únicas dos seus distritos de todo o país. 

Inserido nas comemorações dos 300 anos de freguesia, realizou-se nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2014, na Freguesia de Regueira de Pontes o encontro Nacional de Freguesias denominadas com o nome Ponte, na qual a nossa Freguesia está inserida.

Em Portugal existem 13 Freguesias que contêm, na sua designação, o termo "ponte". Esta particularidade levou à criação de um projeto inédito, lançado pela Freguesia de Ponte do Rol, que em 2006 desafiou as suas congéneres a criar uma associação que permitisse estreitar relações e desenvolver intercâmbios de âmbito social e cultural.

Aos objetivos do intercâmbio e da troca de experiências, associa-se a divulgação do património. Com uma riqueza natural e arquitetónica ímpares, estas 13 Freguesias beneficiam, na sua maioria, de uma ruralidade que valoriza um quotidiano baseado na preservação dos costumes e das tradições. Esta qualidade subsiste lado a lado com refúgios naturais, em alguns casos, ainda por descobrir, possibilitando um encontro profundo entre a vegetação e os cursos de água, tão predominantes nestes territórios. No fundo, uma perfeita harmonia entre o que a natureza fez e o que o homem conservou.

Com características geográficas e culturais distintas, as Freguesias que incorporam esta associação são as seguintes:

► Vila da Ponte (concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu)
► Aldeia da ponte (concelho do Sabugal, distrito da Guarda)
► Gâmbia - Pontes - Alto do Guerra (concelho e distrito de Setúbal)
► Ponte (concelho de Guimarães, distrito de Braga)
► Ponte (concelho de Vila Verde, distrito de Braga)
► Ponte da Barca (concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo)
► Ponte de Lima (Concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo)
► Ponte de Sor (concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre)
► Ponte de Vagos (concelho de Vagos, distrito de Aveiro)
► Ponte do Rol (concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa)
► Pontével (concelho do Cartaxo, distrito de Santarém)
► Regueira de Pontes (concelho e distrito de Leiria)
► Vila da Ponte (concelho de Montalegre, distrito de Vila Real)




Compartilhar titulo produto